No dia 13 de julho de 2009, Valdenir Benedetti deixou este mundo para viver entre as estrelas, talvez seu ambiente mais familiar. Porém aqui permanece imortalizado pela sua maneira de pensar e ensinar a astrologia. Muito amado por muitos, deixou uma marca indelével em seus alunos e em todos os astrólogos que com ele conviveram e que reconheceram nele um renovador da nossa arte de interpretar os céus. Como acontece a todos os que ousam transgredir, questionar e inovar, também teve lá seus desafetos, faz parte... Por sorte deixou inúmeros textos, alguns publicados outros não. Este blog foi criado para que todo o seu pensamento fosse acessível tanto aos que o conheceram quanto aos que, ao longo de seu aprendizado da Astrologia, com certeza dele ouvirão falar.



"Há pessoas que nos falam e nem escutamos, há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam, mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossas vidase nos marcam para sempre."

Cecília Meireles







25.6.10

REGÊNCIAS

DISCUSSÃO NA LISTA SUPER NOVA EM 2001


Yeda: Quanto a ser posta em discussão a Regência de Urano sobre o signo de Aquário, eu não concordo: se não regesse Aquário, não vejo qual dos signos Urano possivelmente pudesse reger

Eu:(Valerio) Aqui é uma questão quase pessoal. Não atribuo regência a nenhum dos transpessoais. Simplesmente, por que depois de estudar os sistemas mais antigos de astrologia, não senti falta disto. Fico bastante satisfeito usando saturno como regente de aquário, marte de escorpião e júpiter de peixes, e levo os transpessoais em consideração como forças independentes...principalmente nos trânsitos.

Marcus: É por isso que muito me atrai a idéia que plutão é que é co-regente de escorpião e marte é seu regente legítimo (aliás, a mais de dois mil anos, né gente??) assim como netuno é co-regente de peixes e júpiter é seu regente legítimo. Uma pessoa muito pisciana é muito jupteriana também... Acho que em muitas interpretações se esquecem isso!!!

Val:
EXISTE um fundamento, uma lógica, uma astro-lógica nas regências, evidentemente em sintonia com a geometria planetária, com os ritmos, forma, presença dos planetas no céu, mais ou menos como coloquei como fundamentação na msg sobre o caminho alem de Saturno em direção a Urano.

Como o Marcus observa em outra msg, se entendermos e assimilarmos e percebermos esta astro-lógica dentro de nós, não precisamos mais decorar nada, a linguagem se torna presente em nossas vidas tanto quanto a própria vida é presente...

O conhecimento está dentro de nós, só precisamos destas referencias exteriores, míticas, planetárias, da natureza, para recordar, e quanto mais recordamos, maior nossa correlação com a Grande Lei que rege todos os movimentos, a gente começa a se aproximar da tal da sabedoria, que etimologicamente vem de Sapie, do latim, algo assim, e quer dizer Saborear, e talvez este seja o truque, saborear os planetas, os mitos, os símbolos...e principalmente a si mesmo, dai o conhecimento vem e a gente para de intelectualizar simplesmente, a gente se a garra a este

outro plano da percepção chamado sentimento, a esta outra dimensão chamada Nagual por D. Juan, e a gente para de pensar e começa a sentir e saborear e se aproximar da sabedoria...

Mas vamos ver.... A regência do Sol a Leão é pertinente ao apogeu do verão, pelo menos para os primeiros observadores e atribuidores de significados na antiguidade, e tem a ver, não tem?

O Sol ardendo no deserto, fervendo a água do rio Tigre, fazendo as pessoas mergulharem no Eufrates para se refrescar... pelo que me lembro... os sábios saboreadores olharam para aquilo (um

olhar longo...de séculos...imenso...para tão infinita conclusão...que o Sol rege Leão, que no momento era a constelação de estrelas que o Astro Rei, o senhor da realidade, percorria)

Ao lado colocaram a Lua, regendo o princípio do verão, quando a prenhez das fêmeas se evidenciava e a vida se anunciava, prenhez que foi detonada na primavera, quando a vida se anuncia e desperta.

Estes dois Luminares sustentam toda estrutura planetária. Tudo começa ai, no Sol e na Lua, tanto quanto a maior divisão observável na natureza, o Dia e a Noite é representado e praticamente "criado" fisicamente por eles, a analogia é perfeita e exata.

O Sol e o Dia e a consciência, e tudo que podemos "ver" iluminados pela sua luz. A vitalidade e o calor, expressões solares por excelência, que sem o calor e a luz do Sol, a vida não seria

bem como é, seria provavelmente bem diferente, como a vida dos seres que vivem nos abismos dos oceanos, seres noturnos e lunares.

A Lua, a Noite, o momento em que as sombras nos confundem, o momento em que vemos apenas o que queremos ver, e se muito conscientes, com muito acesso aos planos interiores, vemos também o que podemos ver.

Bem... qual o planeta seguinte? Mercúrio, cumprindo uma função Yang e uma função Yin, que

todos os símbolos planetários, mesmo que tenham uma atribuição mais masculina ou feminina, contém seu oposto, enfim, Mercúrio regendo o próximo signo, Gêmeos, diurno e masculino, e Virgem, noturno e feminino, um com a natureza mais centrífuga, e o outro centrípeto, como o dia e a noite, o diurno e o noturno, numa analogia perfeita ao Sol e à Lua.

Depois, Venus, regendo o masculino Libra e o feminino Touro, palcos para as funções diurna e noturna deste símbolo planetário.

Marte em seguida, na ordem macrocósmica, regendo diurnamente Áries e noturnamente Escorpião.

Júpiter, yin para Peixes e Yang para Sagitário, e finalmente Saturno, diurno para Capricórnio e noturno para Aquário.

Concordo quando vocês dizem que eles continuam regendo estes signos, e que os transpessoais tem que ser vistos com olhos transpessoais. Não foi assim que foi dito, mas foi assim que eu quis entender.

Urano foi descoberto, vinha depois de Saturno, o refluxo começou, uma nova correlação foi estabelecida, Urano ficou regendo diurnamente Aquário, e noturnamente Capricórnio.

Netuno ficou como regente diurno de Peixes, fazendo parceria com Júpiter noturno, e regente noturno de Sagitário, respeitando a hierarquia planetária, o fluxo e refluxo da energia representado pela dinâmica planetária.

E finalmente Pluto, regente diurno de Escorpião, obedecendo a seqüência natural, dia/noite, dia/noite, e tendo correlação simbólica com a noite de Áries.

Qualquer outro planeta que venha a ser descoberto, seguirá a seqüência lógica, regerá diurnamente Touro e noturnamente Libra, ou o contrário, não sei.

E assim por diante...
É importante notar que esta regência noturna e diurna vale.

As funções mais inconscientes e noturnas dos signos são simbolizadas por seus regentes noturnos, e o mesmo para os diurnos no que se refere à expressão mais consciente das qualidades do signo.

Por isso, por exemplo, tem tantos Capricornianos "noturnamente" revolucionários, e tantos Aquarianos inconscientemente reacionários e saturninos...

O mesmo pode ser visto em piscianos dogmáticos e moralistas e sagitarianos místicos e caóticos...

E assim por diante....

Obrigado

Val Bee

SUPERNOVA - Lista de Astrologia & temas conexos

2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário