No dia 13 de julho de 2009, Valdenir Benedetti deixou este mundo para viver entre as estrelas, talvez seu ambiente mais familiar. Porém aqui permanece imortalizado pela sua maneira de pensar e ensinar a astrologia. Muito amado por muitos, deixou uma marca indelével em seus alunos e em todos os astrólogos que com ele conviveram e que reconheceram nele um renovador da nossa arte de interpretar os céus. Como acontece a todos os que ousam transgredir, questionar e inovar, também teve lá seus desafetos, faz parte... Por sorte deixou inúmeros textos, alguns publicados outros não. Este blog foi criado para que todo o seu pensamento fosse acessível tanto aos que o conheceram quanto aos que, ao longo de seu aprendizado da Astrologia, com certeza dele ouvirão falar.



"Há pessoas que nos falam e nem escutamos, há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam, mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossas vidase nos marcam para sempre."

Cecília Meireles







26.6.10

INTERPRETAÇÃO DO MAPA

Nenhum aspecto pode ser interpretado

Nenhuma configuração no mapa

Como simplesmente nós o vemos.

Cada circunstância, aspecto, posição

O que quer que seja,

Alem de ser visto no conjunto todo do mapa

Tem que ser percebido dentro de um contexto

Muito maior que o próprio horóscopo

Pois existe a historia pessoal

Existe dor, existe luta, existe mágoa

Existe felicidade, prazer, muito gozo

Atras de cada configuração, de cada simples

Posição planetária

E este fenômeno

Que é a vida inteira da pessoa,

Pois toda vida é uma vida inteira,

Não existe meia vida, como não existe

Meia gravidez ou meio amor

Tem que ser visto como uma vida inteira mesmo

E cada instante representado ou sentido

Tem que conter o passado, o futuro

Coisas que na verdade não existem

A não ser em nossa imaginação

Que o passado é uma ilusão, e é sempre

O que eu quero que ele seja

É uma interpretação, uma projeção

O resultado de minhas expectativas,

De meus medos, meus preconceitos

Meus vazios todos

E o futuro, ah!

Este não existe mesmo

Pois cada vez que chego no amanhã

O amanhã imediatamente se torna hoje

E eu jamais chego no amanhã.

Mas como eu dizia, cada configuração

Engloba todos os nossos sonhos, ilusões de passado

Fazendo peso, dando significado àquele símbolo

Inclui nossa esperança e nossa expectativa

Do que estamos construindo e que às vezes

Chamamos de futuro.



Dai que toda interpretação

Que não envolva a historia pessoal

Presente, passado e futuro

Que não inclua todas as expectativas

De realidade, todos os medos, anseios

Receios, dores e amores

É uma mera projeção

De mim mesmo, é a expectativa que

Eu tenho do significado dos símbolos, e

É a expectativa que aqueles que li, os que me ensinaram

Tem do significado dos símbolos,

E dai, construímos uma caricatura de pessoa

Que nunca é ela mesma

É uma colcha de retalhos de nossos medos,

De nossas vitórias, nossos fracassos

É tudo, menos ela mesma.

Mas se nos a construímos com nossas verdades,

Com nosso discurso, nossos conteúdos, nossas

Expectativas

Ela passa a ser aquilo que magicamente criamos

Tudo isto

Se ignorarmos o conjunto de fatores que acompanha cada

Aspecto, cada configuração

As dores, os amores, a historia enfim

Da pessoa em si,

Que o mapa é apenas um pedaço de papel

Nunca a viagem

Nunca a pessoa



e principalmente, o mapa do outro

não sou eu!!



Val Bee

18/12/98

Nenhum comentário:

Postar um comentário